O Cafezinho

Clique para compartilhar o link do texto original

O presidente Jair Bolsonaro foi aos Estados Unidos acusar as instituições brasileiras de terem participado de um conluio para impedir que ele vencesse no primeiro turno.

É um caso inédito de um estadista que vai a uma nação estrangeira não apenas falar mal de seu próprio país, como atacar as próprias instituições responsáveis por sua eleição.

[...]

No meio de uma crise internacional, é duvidoso que o presidente obtenha investimentos para o Brasil através da tática de caluniar o próprio regime democrático. Quem investirá num país que frauda eleição presidencial?

É por essas e outras que os investidores estrangeiros já pularam fora do país.

A “denúncia” de Bolsonaro ocorre no minuto 11:00. O player abaixo já está no ponto.

***

Abaixo, a resposta do TSE à denúncia irresponsável, e até mesmo infantil, do presidente.

É importante ficar atento ao fato de que Bolsonaro falou que “tem provas” em suas mãos. Se tem, ele tem de apresentá-las imediatamente.

No TSE

Nota de esclarecimento do Tribunal Superior Eleitoral

10.03.2020
13:22

Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.

Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências.

Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim.

O post Bolsonaro vai aos EUA falar mal do Brasil, dizendo que eleições no país são fraudadas apareceu primeiro em O Cafezinho.

Leia o texto completo em O Cafezinho