Carta Capital

Clique para compartilhar o link do texto original

O momento foi transmitido em uma live. No dia anterior, governo havia publicado cartilha de proteção da imprensa e de jornalistas

[...]

A cobertura da saída do presidente Jair Bolsonaro do Palácio da Alvorada, que acontece diariamente em Brasília, teve como elemento extra desta quarta-feira 04 a presença de um ator vestido de presidente, que distribuia bananas aos jornalistas presentes no local.

O momento foi transmitido em uma live no Facebook do presidente. Ao longo da transmissão, Bolsonaro se reúne com os apoiadores que o aguardam e se esquiva de responder perguntas sobre o resultado do PIB brasileiro em 2019, que apresentou o menor crescimento dos últimos três anos.

No dia anterior, o governo reeditou e publicou uma cartilha de 2018 sobre a proteção de jornalistas e outros comunicadores. O documento traz as obrigações governamentais acerca da prevenção, proteção e acesso à justiça em casos de violência cometida contra esses profissionais em razão do exercício do seu direito à liberdade de pensamento e expressão.

Entre as obrigações do governo, estão fazer discursos públicos que contribuam para prevenir a violência contra jornalistas e comunicadores e campanhas e capacitações de agentes do Estado sobre o papel desses profissionais em sociedades democráticas, diz o documento.

*Com informações da Agência Brasil 

Muito obrigado por ter chegado até aqui…

… Mas não se vá ainda. Ajude-nos a manter de pé o trabalho de CartaCapital.

O jornalismo vigia a fronteira entre a civilização e a barbárie. Fiscaliza o poder em todas as suas dimensões. Está a serviço da democracia e da diversidade de opinião, contra a escuridão do autoritarismo do pensamento único, da ignorância e da brutalidade. Há 25 anos CartaCapital exercita o espírito crítico, fiel à verdade factual, atenta ao compromisso de fiscalizar o poder onde quer que ele se manifeste.

Nunca antes o jornalismo se fez tão necessário e nunca dependeu tanto da contribuição de cada um dos leitores. Seja Sócio CartaCapital, assine, contribua com um veículo dedicado a produzir diariamente uma informação de qualidade, profunda e analítica. A democracia agradece.

Leia o texto completo em Carta Capital